Internacional

Polícia alemã detém ultradireitistas por suspeita de terrorismo

Internacional 16/02/2020/ 00:00:53
Polícia alemã detém ultradireitistas por suspeita de terrorismo
O Ministério Público Federal abriu um processo contra quatro dos detidos Reters/ Andreas Gebert - 14.02/2020


A polícia alemã prendeu nesta sexta-feira (14) 12 ultradireitistas suspeitos de pertencerem ou serem cúmplices de uma célula terrorista durante uma investida paralela em seis estados alemães.



Leia mais: TV pública alemã veta participação de líder da ultradireita



O Ministério Público Federal abriu um processo contra quatro dos detidos, todos de nacionalidade alemã, por suspeita de criação e participação em uma organização terrorista. Os oito restantes são acusados de cumplicidade no caso.



Segundo as investigações em curso, os três principais envolvidos criaram uma organização com fins terroristas em setembro do ano passado com o objetivo de "violar e abalar a ordem institucional do Estado alemão".





As ideias do grupo incluíam ataques a políticos, refugiados e muçulmanos, a fim de criar um clima de "guerra quase civil". Segundo o comunicado emitido pelo MP, com sede em Karlsruhe, os planos não foram colocados em prática, embora já tivessem sido realizadas várias reuniões preparatórias para a execução. Já os oito supostos cúmplices seriam responsáveis pelo fornecimento de armas, assim como pelo apoio logístico e financeiro.



A notícia dessas prisões foi dada após os ataques a residências em seis estados federativos, de um total de 16 'Länder' na Alemanha. O objetivo da operação era estabelecer se os suspeitos já estavam na posse de armas ou outro material para a realização de um ataque.



Foram efetuadas buscas nas casas e outras instalações dos suspeitos em 13 locais nos estados de Baixa Saxônia, Renânia do Norte-Vestefália e Renânia-Palatinado, no centro do país; em Saxônia-Anhalt, no leste; e em Baden-Württemberg e Baviera no sul. Nesta última, também foi feita uma busca em uma casa pertencente a outra pessoa, que não foi detida.



Fonte: r7.com

Outras Notícias