Internacional

Laboratório de coca funcionava em fazenda de embaixador colombiano

Internacional 16/02/2020/ 00:00:55
Laboratório de coca funcionava em fazenda de embaixador colombiano
Produtos químicos utilizados na produção da droga foram queimados Polícia Nacional da Colômbia


Autoridades da Colômbia e dos Estados Unidos, em uma investigação conjunta, encontraram um laboratório de refino de cocaína em uma fazenda de propriedade do embaixador colombiano no Uruguai. A propriedade rural pertence à família de Fernando Sanclemente Alzate há 44 anos, mas, segundo ele, tinha parte das terras arrendadas a terceiros.



Leia mais: Colômbia almeja erradicar 130 mil hectares de coca em 2020



A fazenda está localizada na zona rural do município de Guasca, a uma hora da capital, Bogotá. De acordo com o jornal El Tiempo, o local tinha capacidade para produzir meia tonelada da droga por mês, que era enviada para Europa e Estados Unidos através do aeroporto internacional El Dorado.



Segundo as autoridades, a investigação começou com o acompanhamento das substâncias químicas utilizadas para a produção da droga. O objetivo era encontrar o laboratório onde ela era produzida, e assim os responsáveis.



O grupo era conhecido como 'narcos invisíveis' porque não pertecem a nenhum grande grupo ou cartel. Além disso, de acordo com autoridades, eles eram muito discretos, diferente do perfil excêntrico de narcotraficantes com festas regadas a álcool e drogas.



Este 'novo tipo' de produção procura espaços para alugar, passam pouco tempo nos locais, mudando com frenquência a fabricação da droga para evitar serem encontrados pela autoridades.



Incêndio Florestal


Na última quarta-feira (12), uma operação da Polícia colombiana de combate a cultivos ilícitos acabou em um incêndio florestal após a explosão de produtos químicos utilizados para a produção de cocaína. O corpo de bombeiros precisou ser chamado para controlar as chamas.



Na ocasião, cinco pessoas foram detidas, três eram responsáveis pela segurança do local e duas pela produção, com materiais utilizados para a fabricação da droga em armazéns dentro de uma propriedade rural. Todos responderão por fabricação e tráfico de drogas.



Mas o que surpreendeu as autoridades é que a propriedade onde o laboratório foi encontrado pertence à família do embaixador Fernando Sanclemente há pelo menos 44 anos. A fazenda era utilizada para a criação de cavalos de corrida e gado Angus, e ainda produção de leite, segundo um comunicado oficial da embaixada.



O embaixador reconheceu que a propriedade pertecence à sua família em conjunto com a família Spiwack, propietária das Organizações DANN, com hotéis e financeiras. Sanclemente afirmou também que deixou de ser administrador da propriedade em 2019 ao assumir o cargo de embaixador.



Assista à íntegra da reportagem do Jornal da Record sobre cultivos ilegais de coca na Colômbia





Fonte: r7.com

Outras Notícias