Internacional

Israel cria às pressas método que prevê propagação do coronavírus

Internacional 29/03/2020/ 00:00:50
Israel cria às pressas método que prevê propagação do coronavírus
Locais de infecção podem ser mapeados Abir Sultan/EFE/20-03-20


Cientistas do Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, desenvolveram um método para monitorar, identificar e prever as zonas de disseminação do novo coronavírus.



Leia mais: Fiocruz comandará estudo clínico sobre covid-19 em novo centro



O trabalho, baseado em algoritmos, contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, Clalit Health Services e  foi coordenado pelo Ministério da Saúde de Israel.



Países como Estados Unidos, Índia, Espanha, Alemanha, Luxemburgo, Malásia, Itália e Grã-Bretanha também começaram utilizar a ferramenta, desenvolvida há cerca de uma semana apenas. 



O objetivo é identificar aglomerados e se antecipar, buscando retardar a disseminação do vírus e organizar a quarentena. Para tanto, foi enviado um questionário para a população que acompanha o desenvolvimento de sintomas causados pelo vírus.





Algoritmos de Big Data e Inteligência artificial irão avaliar os dados obtidos para mapear a quarentena.



O modelo recente foi concebido em ritmo de urgência pelos professores Eran Segal  e Benjamin Geiger, do Instituto Weizmann de Ciências, e Yuval Dor, da Universidade Hebraica de Jerusalém.



O questionário já foi respondido por cerca de 60 mil israelenses. A análise preliminar dos dados levou os cientistas a identificar um aumento significativo dos sintomas relatados pelo público em determinadas áreas.



"Esses questionários são a única ferramenta que pode apresentar um quadro geral do surto em todo o país. É importante ressaltar que eles não têm a intenção de substituir os esforços para aumentar o número de exames que identificam pacientes e portadores", diz Segal.



Ele completa.



"No entanto, devido a restrições logísticas e econômicas os testes nunca podem cobrir toda a população. Acreditamos que nosso método pode fornecer ao Ministério da Saúde uma ferramenta estratégica para combater a crise.?



Ministério da Saúde autoriza tratamento com cloroquina para casos graves de coronavírus





Fonte: r7.com

Outras Notícias