Carros

China retoma produção de veículos e reabre concessionárias

Carros 29/03/2020/ 00:00:56
    China retoma produção de veículos e reabre concessionárias
Dongfeng Honda


Após o período mais agudo da curva de contágio do coronavírus (COVID-19) na China a indústria automotiva começa a retomar a produção e as vendas enquanto o Brasil, ainda em curva ascendente, começa a parar suas fábricas.



Associações e entidades locais reportam que até 81,4% das fábricas já retomaram produção e 66% dos trabalhadores já voltaram ao trabalho em todo o país. De acordo com o Ministério da Indústria da Indústria e Tecnologia chinês, a retomada total ainda não foi feita na província de Hubei, onde está a cidade de Wuhan e também há restrições em Pequim que tem 21 milhões de habitantes.



Dongfeng Honda


Apesar da retomada gradual, a associação de fabricantes (China Association of Automobile Manufacturers) informou que os níveis atuais de produção estão próximos do registrado no ano de 2005 e as vendas caíram, em média, 50% em relação aos números do ano passado.



SXu.Xu images


As montadoras Ford, BMW, SAIC (GM e Volkswagen), Suzuki, Geely, Audi, Tesla, Toyota, Fiat Chrysler, Hyundai e General Motors confirmaram a retomada das linhas de produção. O momento agudo do contágio por coronavírus ocorreu em fevereiro quando as fábricas foram paralisadas seguindo indicações das autoridades. Motos, caminhões e implementos rodoviários - indústria muito forte na China - foram afetados da mesma forma.



Wuhan tem GM, Nissan e Honda



Linha de produção da Dongfeng Peugeot em Wuhan que também retomou suas atividades
Linha de produção da Dongfeng Peugeot em Wuhan que também retomou suas atividades Dongfeng Peugeot


Na região de Wuhan, ponto inicial de contágio do coronavírus, a Nissan que tem duas fábricas nas cidades de Xiangyang e Zhengzhou, está retomando gradativamente a produção, segundo informações da Reuters.



Dongfeng Renault


A Dongfeng Motor Group Co Ltd parceira local de montadoras como Honda, Renault e Peugeot também confirmou a reativação das fábricas.



Apesar das restrições de viagens, as fábricas anunciaram que trabalhadores do Japão e da França voltarão às unidades nos próximos dias mas a restrição de circulação será mantida para evitar aglomerações e novos contágios.



Lojas reabertas



Desinfecção de carros em estacionamento de concessionária: cuidados sanitários
Desinfecção de carros em estacionamento de concessionária: cuidados sanitários SXU.Xu


As lojas também estão reabrindo mas não há dados oficiais sobre as vendas de veículos após a retomada. Estima-se que a China tenha cerca de 10 mil concessionárias em todo o país. Agências de notícias locais informam que grupos de concessionários estão reabrindo com condições especiais de venda e financiamento de veículos.



Concessionária em Pequim: lojas esvaziadas mas reabertas após crise sanitária do COVID-19
Concessionária em Pequim: lojas esvaziadas mas reabertas após crise sanitária do COVID-19 SXU.xu


A associação de revendedores da China (China Automobile Dealers Association) que reúne cerca de 8.300 revendedores no país, informou que as vendas caíram, em média, pela metade na reabertura. As vendas de carros caíram 47% e os licenciamentos de modelos de luxo 54%. A culpa é da longa parada e dos reflexos negativos sobre a economia associada a cautela natural do consumidor.



Com informações das agências Xinhua, Bloomberg e AlJazeera.



Fonte: r7.com

Outras Notícias