Internacional

Agência da ONU lamenta restrições dos EUA a pedidos de asilo

Internacional 15/09/2019/ 00:00:50
Agência da ONU lamenta restrições dos EUA a pedidos de asilo


Agência da ONU: refugiados têm direito a proteção Luisa Gonzalez / Reuters - 7.5.2019




A agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta sexta-feira (13) que uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos para reduzir os pedidos de asilo na fronteira com o México pode prejudicar pessoas fugindo da violência e da perseguição que têm direito a proteção.



O tribunal disse na quarta-feira que a regra do governo Trump, que obriga a maioria dos imigrantes a caminho dos EUA a buscarem asilo em outros países, pode entrar em vigor, apesar de os litígios que contestam sua legalidade estarem em andamento.



Todas as pessoas precisam ter acesso a procedimentos de asilo e a proteção internacional, disse Andrej Mahecic, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em um boletim à imprensa.



Proteção internacional



"Lamentamos o impacto que a implantação terá sobre os postulantes a asilo. Reiteramos que qualquer pessoa fugindo da violência e da perseguição deve poder ter acesso a procedimentos plenos e eficientes de asilo e a proteção internacional", disse Mahecic.









A agência está preocupada com o destino de centro-americanos, inclusive famílias e crianças desacompanhadas, que estão em jornadas necessitando de abrigo, disse. 



"É imperativo que estas pessoas sejam identificadas rapidamente e beneficiadas com a segurança e a assistência que precisam e merecem, incluindo o direito de pedir asilo".



Indagado se o veredicto e a diretriz violam a Convenção de Refugiados de 1951, que os EUA ratificaram, Mahecic respondeu que a Suprema Corte não tratou da substância da diretriz enquanto aguarda procedimentos de instâncias inferiores.



Fonte: r7.com

Outras Notícias