Internacional

Estado Islâmico reivindica ataque que matou 27 no Afeganistão

Internacional 08/03/2020/ 00:00:58
Estado Islâmico reivindica ataque que matou 27 no Afeganistão

Soldados britânicos guardam local onde aconteceu o atentado em Cabul Hedayatullah Amid / EPA - EFE - 6.3.2020



O grupo Estado Islâmico assumiu, através de sua agência de notícias, a "Amaq", a autoria de ataque que matou 27 pessoas e deixou outras 55 feridas durante um evento em Cabul, no Afeganistão, onde estava o primeiro-ministro do país, Abdullah Abdullah, entre outras autoridades, nesta sexta-feira (6).



Nos canais oficiais dos jihadistas, um comunicado foi difundido e já teve a autenticidade comprovada. Os terroristas apontam que foram os responsáveis pela ação direcionada ao ato em lembrança pelo aniversário da morte do líder da comunidade xiita hazara, Abdul Ali Mazari.



Leia também: Corte Internacional investigará EUA e Talibã por guerra do Afeganistão



De acordo com o EI, foram utilizadas metralhadoras, granadas de mão, foguetes RP-3, além de explosivos.




Autoridades eram alvos



Além de Abdullah, chefe de governo e candidato derrotado nas eleições presidenciais, outros políticos importantes do país estavam no local, segundo afirmou o Ministério do Interior afegão. A pasta informou à Agência Efe que todas as autoridades foram retiradas de onde o evento era realizado e levadas para local em segurança.







Mais cedo, um porta-voz dos talibãs, identificado como Zabihullah Mujahid, já havia descartado que os insurgentes locais estivessem por trás da ação, em postagem no Twitter.



O incidente acontece em meio a um momento crucial para o Afeganistão, depois de acordo entre os Estados Unidos e talibãs, que é considerado uma abertura de caminho para o avanço das negociações de paz entre os rebeldes e o governo do país asiático.



Fonte: r7.com

Outras Notícias