Carros

Carros: Vendas crescem 1,2% em fevereiro mas coronavírus é risco

Carros 08/03/2020/ 00:01:11
Carros: Vendas crescem 1,2% em fevereiro mas coronavírus é risco


As vendas de veículos cresceram 1,2% em fevereiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado segundo dados da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos. Foram comercializadas 201 mil unidades de automóveis e veículos comerciais leves em fevereiro. Ao comparar com o mês de janeiro que teve 193,5 mil unidades emplacadas a alta chegou a 3,9%. Este ano 436,9 mil unidades  já foram comercializadas no mercado nacional, alta de 7,4% em relação ao primeiro bimestre de 2019.



Divulgação


Coronavírus e dólar alto são ameaças



Durante a apresentação dos dados à imprensa onde o R7-Autos Carros esteve presente, a Anfavea mostrou preocupação quanto ao avanço do coronavírus. Isso porque a China é o maior fornecedor de peças para o setor automotivo brasileiro e o continente asiático é o maior afetado com a epidemia. ?Há estoque [de peças] para as próximas semanas mas tem risco. Estamos monitorando peça a peça irem a item e estamos falando com todos os fornecedores em um trabalho de inteligência?, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.



Marcos Camargo Jr


O dólar alto também poderá impactar no preço dos automóveis. ?Neste período o dólar aumentou R$ 0,60 o que impacta no preço dos componentes e no valor final do Automóvel. Avaliamos que o preço se eleve em pouco mais de R$ 2 mil por unidade?, explicou o presidente da entidade.



Divulgação


Recuperação



A Anfavea avalia que o mercado vem se recuperando de forma positiva: ?estamos começando o ano no nível de 200 mil unidades mensais e considerando que o segundo semestre sempre registra alta nas vendas os números são muito positivos?, disse Moraes.



Divulgação


?Estamos tendo muita dificuldade nas exportações. Na Argentina perdemos volume, mas também na Colômbia, no México e no Chile, todos com dificuldades. Exportação tem sido um desafio no setor e não adianta dólar alto. Por isso eu falo da questão tributária, do custo Brasil, e diálogo com o governo para reduzirmos entraves?, avalia o executivo.



Fonte: r7.com

Outras Notícias